A Ocyan é uma empresa com atitude sustentável e conhecimento para prover soluções para a indústria de óleo e gás upstream offshore no Brasil e no exterior.
Além da prestação de serviços de manutenção offshore, a empresa, atualmente, opera diversas unidades de perfuração compostas por dois navios PLSV (pipe laying support vessel) e duas embarcações FPSO (floating, production, storage and offloading), com destaque para o FPSO Pioneiro de Libra.
Na última renovação do contrato das sondas Norbe VIII e Norbe IX com a Petrobras, foi requerida a instalação de um sistema talkback, comunicação viva voz entre diversos pontos, para a equipe de marinha que realiza a navegação.
Norbe VIII e IX são navios de perfuração com posicionamento dinâmico, capazes de operar em lâmina d’água de até 3.048 metros e perfurar poços de até 12.195 metros.
O objetivo foi aumentar a segurança da operação offshore da Ocyan, otimizando a comunicação em diversos pontos das unidades operadas. Assim, em caso de emergências, a comunicação rápida e eficiente seria predominante para garantir a integridade física da equipe e dos equipamentos.
A Ocyan, mantendo seu compromisso com a inovação ao afretar e operar plataformas e navios com tecnologia de última geração, prontamente contatou a Comfour, solicitando o serviço.
Como neste tipo de requerimento, o escopo do sistema já vem pronto, a Ocyan detalhou os locais a serem atendidos pelos intercomunicadores, de acordo com a sua classificação de segurança, como área interna, área externa e área situada em atmosfera explosiva, e o modo de operação.
Foram identificados os seguintes pontos:
A equipe técnica da Comfour se deslocou até o local para fazer as devidas verificações relacionadas à instalação dos equipamentos necessários.
Para esta demanda, foram escolhidos os equipamentos que melhor se adequavam às necessidades da Ocyan, dentro do portifólio da Zenitel.
Para área interna, foi utilizado o IPDMH-V2 (IP Desk Master com Fone V2), para área externa, o TFIE-1 (Intercomunicador IP e SIP) e para área de atmosfera explosiva, foi adotado o TFIX-1 (Ex Estação de Intercomunicação IP).
Para conectar os equipamentos, foi utilizado o servidor ICX-500, que é um Gateway de comunicação inteligente com voz HD, escolhido por ser um equipamento muito flexível, que permite diversas programações conforme a necessidade do cliente.
O servidor ICX-500, normalmente, é utilizado como servidor de telefonia. No entanto, na solução desenhada pela equipe técnica da Comfour, o equipamento foi configurado para trabalhar com conferências de operação, onde diversos aparelhos são conectados simultaneamente ao pressionar de uma tecla, e as mensagens podem ser ouvidas e enviadas por todos os operadores.
Todos os equipamentos usam a tecnologia IP (equipamentos de rede), que é a tecnologia mais recente no mercado para topologia de rede de até 100 metros.
Neste projeto, devido à extensão da sonda, seriam necessários cabos maiores. Por isso, foi adotado o conversor FCDC3 (Conversor Ethernet Flowire – Tensão DC) que permite transmitir o sinal através de cabos convencionais para mais de 1000m.
A instalação dos equipamentos facilitou para a equipe de marinha coordenar suas atividades, principalmente durante simulados de emergência e, também, eventualmente, em emergências reais.
Outra melhoria foi a facilitação da comunicação da equipe de resgate com a ponte, em caso de uma emergência real, já que alguns dos pontos atendidos pelos intercomunicadores foram as baleeiras, equipamento utilizado para evacuação das sondas.
Em ambientes extremos onde cada segundo conta para salvar uma vida, oferecemos uma solução completa de sistemas de comunicação para distribuição de alarmes e mensagens de voz. Fale com um de nossos especialistas e descubra como aumentar a segurança de suas operações offshore.